Acho que está na hora de lançar algumas reflexões sobre os últimos acontecidos do grupo....
Da última vez que escrevi falei um pouco sobre o que vinha sendo do feito na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, onde eu dou aula há mais de seis anos.
Estamos lá, minha gente, FAZENDO TEATRO.
Acabamos de ganhar uma das cotas do Edital de fomento à cultura do Governo do Estado .
A Procurando Riso Cia Teatral é um grupo de teatro que nasceu na escola. Ele é completamente formado por ex-alunos de teatro do ensino fundamental do Projeto Shakespeare no Rio Vermelho. Todos tiveram seu primeiro contato com o Teatro na Escola seja no currículo ou no extra-curricular (mas a maioria participou de alguma montagem de Shakespeare na escola).
O que eles fizeram....
Eles montaram Shakespeare. Eles dominaram o jogo teatral na sala de aula de uma escola publica.
O espetáculo que concorreu e ganhou o edital do Governo do Estado foi Confusões entre o Céu e a Terra.
Esse espetáculo nasceu de uma pesquisa de montagem que durou quase o ano passado todo. Ele teve pelo menos quatro elencos diferentes. A narrativa foi se desenvolvendo. Multiplicamos os cangaceiros, trocamos algumas vezes de Susis e Nices (personagens da peça). Ganhamos a preciosa colaboração de Juliano Thomaz que assina também a direção (a maquiagem e muito mais...) E suprimimos alguns personagens multiplicamos outros tantos. Ainda assim o espetáculo que, para o grupo já havia sido encerrado, agora simplesmente voltou.
O grupo vem trabalhando desde o inicio do ano, no nosso novo projeto.O novo espetáculo será criado a partir do texto de Nicolai Gogól, O Inspetor Geral.
Alguns de nossos amigos e parceiros já vieram nos ajudar neste ano- fizeram oficinas com os alunos. Foram eles: Geraldo Cunha, com uma oficina de Quedas e iniciação à acrobacia, Luana Wedekin e Alessandro Lohmeyer com uma rápida pincelada na ioga e em mitos, Mariana Schmitz e uma oficina sobre ação (já direcionada para a nova montagem e já relatada no blog em posts anteriores ) e o delicioso almoço com o poeta e amigo César Felix. Bem, o engraçado é que desde o inicio do ano, com o atraso do resultado do Edital, acabou virando piada entre nós do grupo a possibilidade de sermos selecionados...De vez em quando, no meio de nosso trabalho um virava e soltava:
"-Imagina só se a gente for selecionado no edital.." Havia uma pausa e todos nós ríamos!!!!
E aí um ou outro ainda lembrava: “Meu Deus!!! Vou ter que ressuscitar tal personagem!!!!”
Agora, é inevitável pensar que tudo deu certo.
Temos que agradecer a todos que nos ajudaram. Nossos apoiadores são o “Empório Mineiro café” e a marca de maquiagens Catherine Hill make-up, além da prefeitura Municipal de Florianópolis.
Temos que agradecer todos os atores que passaram pelo grupo e que de alguma forma, contribuíram para a construção dos personagens e da história da peça.
Gostaria de agradecer ao Grupo de Pesquisa, que , com nossas discussões, acaba se transformando num espaço de crescimento e aprimoramento da prática...
Meu único sentimento é que estou orgulhosa dos meus queridos (e esforçados) alunos´-atores. Aliás, quero avisá-los que não uso mais essa história de alunos-atores. A partir de agora chamo-os simplesmente de ATORES. Atores que vão ganhar o seu primeiro cachê, pequeno, mas suado, honesto, merecido.
Parabéns...
A todos nós....
Até mais
Edital é reconhecimento do trabalho....
Postado por Oficina da Poesia em Cena às 06:30
Marcadores: Nara Micaela Wedekin
Assinar:
Postagens (Atom)