REENCONTRO



A Oficina da Poesia em Cena é um grupo formado por três pessoas que desenvolvem projetos em constante colaboração. Sempre que possivel, fazemos participações especiais nos projetos pedagogicos um do outro. Foi o que aconteceu nos dois ultimos sabados, quando realizamos uma oficina com o PROCURANDO O RISO, um dos grupos extracurriculares coordenados pela Nara, la no Rio Vermelho. Além desse, existem mais três grupos de alunos em oficina extracurricular sob a tutela dela! Fora as turmas curriculares! O virus do Teatro contaminou de vez a Escola Municipal do Rio Vermelho, podem acreditar!
Nesses dois sabados (como seria bom ter tido mais encontros!) realizamos uma serie de exercicios e conversas sobre a relação movimento/gesto/ação. A intenção foi destacar a importância da consciência corporal e da precisão de movimento na performance dos alunos-atores. Pensamos e aplicamos uma grande sequência de improvisações que, sempre começando individuais, passando pelas duplas e/ou trios, eram concluidas no grande grupo. Elas desafiavam os alunos a repensarem na pratica do movimento, o que é ação. O foco foi do inicio ao fim a observação e o cuidado em relação a todos os movimentos realizados para se demonstrar uma atividade em cena. A cada improvisação, a avaliação tinha o objetivo de esclarecer pouco a pouco a diferença entre MOVIMENTO, GESTO, ATIVIDADE e AçÃO. Antes de qualquer personagem ou narrativa, é preciso que o ator saiba realizar atividade cênicamente e é necessario que tais atividades sejam criveis e claras. A partir dai, podemos pensar em intenções e como elas afetam a realização das atividades, ou seja, a qualidade do movimento. é preciso sempre estar concentrado e ligado na respiração e na precisão do olhar, que são elementos essenciais relacionados à expressividade da ação dramatica.
Claro que em apenas dois dias não chegaremos à conclusão de um trabalho de pesquisa e formação basica como esse. Mas ainda assim, como se trata de uma intervenção num trabalho que ja é realizado a longo prazo, tenho certeza que a pulga que ficou atras da orelha dos alunos-atores vai ser bem nutrida e cuidada pela Nara e pelo Juliano, que continuarão a guiar o caminho! Espero que esse reencontro tenha ajudado a dar uma renovada na dinâmica de trabalho antes do inicio desse novo processo de montagem...
Posso dizer que para mim foi um reencontro maravilhoso, divertido, produtivo e inesquecivel!!!

Um abraço apertado a todos os integrantes do PROCURANDO O RISO!!!!
Até a proxima!!!!

Mariana.





















2 comentários:

Unknown disse...

Foi legal, saber e reconheçer desmontar a ação, e saber que tem gesto que são desnecessarios, e gesto que marcam muito, apesar de ser curto e unico, concerteza isso servirá e muito para tecnica em teatro. Abrço a todos.

. disse...

que legal as fotos.....adorei as aulas...foram muito boas e
instrutívas, é como fazer tudo no dia-dia em câmera lenta, notando cada gesto, realmente muito bom!